O prefeito de Fortaleza e candidato à reeleição, Sarto (coligação PDT, PSDB, Cidadania, Agir, Avante, PRD, Mobiliza e DC), almoçou, na tarde desta quinta-feira (26/09), no Mercado São Sebastião, equipamento público de grande valor histórico para a cidade. Na ocasião, além de almoçar sua comida favorita, panelada, Sarto visitou o espaço, interagiu com comerciantes e frequentadores e reforçou seu compromisso com o desenvolvimento local e a valorização do comércio tradicional.
“O setor de comércio e serviço é um vetor muito importante da economia de Fortaleza. Nós já capacitamos 93 mil pessoas que, ou estão empreendendo ou estão no mercado de trabalho. A nossa ideia é ampliar mais esse programa. Além disso, nós fizemos programas de incentivos fiscais para a Praia de Iracema e Praia do Futuro, e, na próxima gestão, a ideia é englobar o Centro da cidade. Na área da periferia, a gente tem o Meu Bairro Empreendedor, já com dez edições. São ações que visam fortalecer a economia da periferia e é por isso que faz de Fortaleza a maior economia do Nordeste”, afirmou.
Além da importância histórica do espaço, que recebeu melhorias durante a gestão Sarto, o São Sebastião também faz parte da vida pessoal do prefeito. O plano é, ainda este ano, iniciar uma grande requalificação do equipamento.
“Eu tenho uma afinidade geográfica com o Mercado São Sebastião, porque eu morava aqui, a três quarteirões, e vinha aos domingos comer a tradicional panelada. Já em 2022, a gente fez aqui um investimento de R$ 1 milhão, em plena pandemia. Agora, está em processo de licitação uma grande obra para requalificar todo o Mercado, que vai atingir quase R$ 10 milhões. Nós vamos requalificar banheiros, instalações elétricas, sanitárias e a coberta. A licitação está sendo concluída, e a ideia é começar já no mês de novembro a execução desse projeto”, afirmou.
Atuando no Mercado desde 1997, a comerciante Maria Livramento de Freitas, de 60 anos, acompanhou a reforma do espaço, em 2022, e confia na nova requalificação para atrair ainda mais clientes. “Eu gosto de trabalhar aqui. Comecei com a minha irmã e, com um ano, eu passei a trabalhar pra mim. Criei meus filhos aqui e gosto. Peguei a reforma e tem uma outra vindo aí, pra ficar ainda melhor”, .
O Mercado São Sebastião
Localizado no Centro e pertencente à Regional 12, o Mercado São Sebastião contempla 440 permissionários, divididos nos três blocos do equipamento. O espaço abriga 41 restaurantes, entre lanchonetes, cafés e similares, sendo procurado para a compra de frutas, verduras, carnes, peixes, frutos do mar, plantas e vestuário.
Melhorias
O Mercado, cuja concepção data de 1897, passou por requalificação em 2022, com a instalação de novo sistema de incêndio e a reforma do estacionamento, de esquadrias e de cobertas. Também passou por manutenção em 2023, com pintura da fachada externa. Atualmente, a Prefeitura está com licitação em andamento para nova reforma do equipamento. O projeto prevê melhorias nos banheiros, piso e cobertas, além de reforma elétrica. O início das obras está previsto para novembro deste ano.
Funcionamento e curiosidades
O Mercado São Sebastião funciona de segunda a sábado, das 5h às 15h, e aos domingos, das 5h às 12h. Originalmente, o espaço estava localizado onde hoje se encontra a Praça Waldemar Falcão, também no Centro de Fortaleza. Em 1997, um novo projeto foi concebido pelo arquiteto cearense Fausto Nilo, dando origem ao formato atual do mercado.