Sarto promete construir mais 100 supercreches com berçário, em entrevista ao podcast Flow News

Até o final deste ano, 50 supercreches com berçário atenderão cerca de 10 mil crianças; a meta também é universalizar o tempo integral

Compartilhe

O prefeito de Fortaleza e candidato à reeleição, Sarto (coligação PDT, PSDB, Cidadania, Agir, Avante, PRD, Mobiliza e DC), participou, ao vivo, na noite desta quinta-feira (05/09), do podcast Flow News, concedendo entrevista ao jornalista Rafael Colombo. Na oportunidade, além de fazer um balanço das ações de sua gestão, reforçou seu compromisso em manter Fortaleza no primeiro lugar na educação, com a criação de mais 100 supercreches e a universalização do ensino em tempo integral.

De acordo com o prefeito, já foram entregues 33 supercreches, que atendem cerca de 7.500 crianças. Até o fim do ano, o número de novas supercreches será ampliado para 50, com a capacidade de acolher um total de 10 mil crianças. “Nossas supercreches têm um diferencial: possuímos berçários que atendem crianças a partir de seis meses e salas de inovação. Não há nenhuma estrutura no setor privado em Fortaleza que se iguale ao nosso nível arquitetônico e pedagógico”, disse. 

Para o novo mandato, o compromisso é construir mais 100 supercreches, o que reduzirá a alta demanda na Capital. Além da educação infantil, Sarto detalhou que o ensino fundamental 2, do 6º ao 9º ano, já funciona em tempo integral. Para o próximo mandato, a meta é universalizar o atendimento do 1º ao 5º ano.

Ele também  destacou que Fortaleza é a capital com a melhor educação do Brasil. “Isso não era assim assim há 12 anos, quando o PT teve a oportunidade de fazer a gestão dessa cidade e Fortaleza era a penúltima na qualidade de ensino do Estado do Ceará. Em 12 anos da gestão do PDT, nós transformamos o que era penúltimo do Estado do Ceará em primeira capital em qualidade de educação do Brasil”, reforçou.

Crescimento econômico

Ao abordar o tema do crescimento econômico, o  jornalista Rafael Colombo ressaltou o desempenho de Fortaleza como a cidade com o maior Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste. Sarto pontuou que Fortaleza se diferencia das demais capitais do Nordeste, com um PIB 11 bilhões de reais maior que o de Salvador e 16 bilhões acima do de Recife.

“A gente teve o privilégio de liderar esse crescimento econômico aqui em Fortaleza. Eu assumi a Prefeitura no pior momento da pandemia. Eu liderei pessoalmente, como médico, a vacinação aqui, e fizemos de Fortaleza a cidade que teve a maior cobertura vacinal do Brasil”, afirmou o prefeito.

O prefeito também enfatizou que o sucesso da campanha de vacinação foi um fator determinante para a rápida recuperação econômica da capital cearense. “Isso fez com que a gente voltasse mais rapidamente a reaver nosso crescimento econômico. Fez de Fortaleza o maior PIB do Nordeste. Somos a quarta capital em geração de emprego. Ficamos atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Fortaleza hoje está em outro patamar”, completou.

Sarto ressaltou, ainda, que o crescimento econômico de Fortaleza se deu nos últimos dez anos em decorrência de uma combinação de fatores, incluindo a força de trabalho local e iniciativas de incentivo ao empreendedorismo, que permitem melhor distribuição de renda. 

“Nós temos aqui um povo extremamente trabalhador, resiliente e temos uma ambiência fiscal, saúde financeira e projetos que incentivam, por exemplo, o programa chamado Nossas Guerreiras, onde a gente direciona R$ 3 mil com crédito orientado, capacita as mulheres e acompanha o desenvolvimento de projetos com essas mulheres. Temos vários programas como Meu Carrinho Empreendedor, Costurando o Futuro, que são ateliês colaborativos na periferia da cidade. Todos esses são pilares que fizeram de Fortaleza a maior economia do Nordeste,” afirmou.

Segurança pública 

Sarto criticou a condução da segurança pública por parte do Governo do Estado, como o combate às facções, resultando na dominância dos presídios e na ocorrência de chacinas, dentre outros crimes graves. E mesmo a Prefeitura provendo as políticas de inclusão social, com o maior percentual de matrículas em tempo integral e o maior orçamento para a juventude do Brasil, é preciso reforçar o trabalho para conter a violência.

“Eu sou  humanista por formação, mas me vi agora obrigado a treinar, capacitar e armar a Guarda Municipal. Fiz uma ampliação no contingente: contratamos 500 novos guardas, e outros 500 estão entrando agora no último momento do período preparatório. Teremos a segunda maior Guarda do país. Também criamos um Centro de Controle e Comando com 7 mil câmeras de videomonitoramento, principalmente na periferia”, detalhou.

Sarto explica que os novos guardas irão fazer a Patrulha nos Bairros, além de realizar blitze no transporte público de Fortaleza. Outra iniciativa citada pelo gestor é a Parada Segura, uma  requalificação das paradas de ônibus integradas ao setor de videomonitoramento.

Propostas para a saúde 

Como realizações na área da saúde, Sarto reforçou a entrega de três hospitais, a construção de 24 novos postos de saúde e a criação do Tuk-Tuk dos Remédios, que entregam medicamentos na porta de casa.

“Nos dois primeiros anos, nós combatemos a pandemia. No momento seguinte, nós cuidamos de arrumar a atenção básica. E, agora, o nosso projeto é reduzir as filas de espera de exames e cirurgias, contratar mais mil novos médicos e dobrar o número de UPAs 24h que  temos aqui para atender o setor de urgência e emergência”, disse o prefeito.

“Na ampliação de serviços, nós vamos pactuar com a iniciativa privada – a exemplo do que vocês fizeram em São Paulo – utilizando o período ocioso da rede privada para que a rede pública possa utilizar exames especializados e cirurgias eletivas”, detalhou.

“Sou o candidato de Fortaleza e estou ao lado da cidade”

Sarto afirmou que, a despeito de quem quer trazer para o debate eleitoral municipal “a polarização do ‘nós contra eles’”, Fortaleza é uma cidade vanguardista, que “não se rende a hegemonias tão facilmente” e concluiu dizendo que é o candidato de Fortaleza e que está ao lado da cidade.

Questionado sobre qual legado gostaria de deixar para Fortaleza ao final do seu segundo mandato como prefeito, Sarto respondeu que seu principal objetivo é ser lembrado como o gestor que mais contribuiu para a redução das desigualdades na cidade. 

“Eu quero ser e vou ficar reconhecido como o prefeito que mudou a vida das pessoas e reduziu desigualdades. Eu sou originário do interior do estado do Ceará. Vim para cá com humildade e fui acolhido por esta cidade. E aqui nós temos feito muitas políticas que reduzem as desigualdades. Por exemplo, o Passe Livre Estudantil, que todo mundo prometia, mas ninguém nunca cumpriu. Quem executou foi a nossa gestão e estamos ampliando para os finais de semana”, respondeu.