O prefeito de Fortaleza e candidato à reeleição, Sarto (coligação PDT, PSDB, Cidadania, Agir, Avante, PRD, Mobiliza e DC), iniciou a quarta-feira (28/08) participando de um encontro com mulheres para discutir o tema “da gestação ao aleitamento materno”. A atividade foi realizada na Praça da Paróquia Santíssima Trindade, no bairro José Walter.
Durante a conversa, Sarto destacou a importância do diálogo com moradoras do bairro para a elaboração de políticas públicas voltadas para a saúde da mulher. “A gente está ouvindo sugestões e construindo um plano de governo direcionado para as mulheres”.
Gonzaguinha do José Walter
O candidato à reeleição também ouviu a população sobre o atendimento realizado no Hospital Distrital Gonzaga Mota José Walter (Gonzaguinha José Walter). “A gente está, primeiro, avaliando o atendimento feito aqui no Gonzaguinha do José Walter, que é um hospital completamente novo, que nós entregamos com 154 novos leitos. O Gonzaguinha do José Walter hoje é o hospital público do Ceará que mais faz partos, só perdendo para um hospital da iniciativa privada. Aqui, nós temos o parto humanizado, atendimento à gestante e incentivo à amamentação. Nós estamos com a equipe parceira da pediatria e da obstetrícia para fazer o atendimento da criança ainda na barriga da mãezinha, e ouvindo as mulheres para saber quais são as inquietações, as angústias e as sugestões para que a gente possa aprimorar”, afirmou.
Entre as participantes do encontro estava Jacilene Amorim, de 25 anos, moradora do Cidade Jardim 2, no José Walter. Grávida de sete meses de um menino que se chamará Nícolas, Jacilene compartilhou sua experiência com o acompanhamento pré-natal oferecido pelo Município. “Estou achando ótimo, porque a gente é bem atendida, as enfermeiras e os médicos são atenciosos com a pessoa”, afirmou, ressaltando a importância de um atendimento humanizado durante a gestação.
Proposta para a saúde
Sarto aproveitou a ocasião para reforçar seu compromisso com a saúde da população de Fortaleza, enfatizando as realizações de sua gestão e suas propostas de campanha para a área.
“Nós já entregamos três novos hospitais, 24 novos postos de saúde. Pela primeira vez, a gente está entregando remédio em casa, mas a gente precisa fazer muito mais. É por isso que vamos reduzir as filas de espera e aumentar o atendimento de urgência e emergência, construindo mais seis UPAs 24 horas”, assegurou.
Saúde da mulher
Os 132 postos de saúde de Fortaleza oferecem uma atenção abrangente à saúde da mulher, incluindo acompanhamento pré-natal, suporte à amamentação e métodos contraceptivos gratuitos. Além disso, são oferecidos atendimentos especializados em maternidade e para vítimas de violência na rede de atenção secundária.
A cidade conta com 26 Salas de Apoio à Mulher que Amamenta, onde são oferecidas orientações sobre técnicas de amamentação e coleta de leite humano, que é enviado aos bancos de leite para beneficiar bebês prematuros.
A Rede de Atenção Materno Infantil da Capital inclui hospitais distritais e o Hospital da Mulher, garantindo um nascimento humanizado e seguro. Em 2022, foram realizados 9.549 partos nas maternidades municipais, número que ultrapassou 10 mil em 2023 e já soma mais de 6 mil em 2024.
Fortaleza também registrou uma significativa redução na mortalidade materna desde 2021, graças à implementação de políticas públicas direcionadas à rede materno-infantil. Em 2022, houve uma queda de 45,6% na taxa de mortalidade materna, alcançando uma razão de 27%, que continua a diminuir em 2024.
O Hospital Distrital Gonzaga Mota do José Walter, totalmente requalificado e com capacidade triplicada, tornou-se referência no atendimento a mulheres vítimas de violência sexual e é o hospital público que mais realizou partos no Ceará em 2023, totalizando 4.863 nascimentos.
Desde 2021, gestantes e puérperas fazem parte dos grupos prioritários para a vacinação contra a covid-19, e desde 2023, podem se vacinar nos postos de saúde, recebendo também imunização específica de rotina.
AGENDA:
Quarta-feira (28/08)
17h: Debate PontoPoder
Local: TV Diário – R. Assis Chateaubriand, s/n, Dionísio Torres