Sarto anuncia requalificação da Praça do Ferreira e criação de núcleo gestor para acolher demandas do Centro, em encontro com a CDL

Segundo a proposta, Núcleo de Gestão Permanente reunirá instituições de diversas áreas; prefeito também se comprometeu com a ampliação de incentivos fiscais para a área

Compartilhe

O prefeito de Fortaleza e candidato à reeleição, Sarto (coligação PDT, PSDB, Cidadania, Agir, Avante, PRD, Mobiliza e DC), participou, nesta terça-feira (17/09), de encontro com a diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, juntamente com associados e alunos da Faculdade CDL. Durante o bate-papo, Sarto anunciou três propostas para o Centro da Cidade: a requalificação da Praça do Ferreira; a ampliação de incentivos fiscais para a região, aos moldes do que foi feito na Praia de Iracema; e a criação de um núcleo gestor para atender às demandas do bairro.

“O Centro da Cidade tem uma importância vital para a economia do Ceará e de Fortaleza. É quem mais gera renda aqui para a cidade e ainda mais agora, com a requalificação da Praça José de Alencar e com o projeto que a gente tem para a Praça do Ferreira, que são corredores de atividade econômica muito importantes. Já recebemos o pré-projeto de requalificação da Praça do Ferreira, estamos encaminhando-o para a concepção do projeto executivo para posterior orçamento, licitação e execução”, afirmou.

O prefeito também detalhou como será o Núcleo de Gestão Permanente do Centro. “O conselho gestor vai englobar a Secretaria do Centro e todos os protagonistas, os atores e atrizes dessa cena aqui de Fortaleza e certamente vai ajudar muito a minimizar ou resolver os problemas do Centro da cidade”, comentou.

Centro de Fortaleza 

Com uma população de 24.096 pessoas, o Centro de Fortaleza, localizado na Regional 12, se sobressai como um dos polos econômicos mais importantes da cidade. A região abriga cerca de 53,8 mil empresas de diferentes portes, responsáveis por aproximadamente 25% da arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Além disso, cerca de 190 mil pessoas circulam diariamente pela área, movimentando o comércio e os serviços locais.

Infraestrutura

Importantes obras de urbanização e requalificação estão em andamento ou foram concluídas no Centro durante a primeira gestão do prefeito Sarto. Entre elas, a reforma do Parque das Crianças, a construção da Torre de Observação do Centro, além da requalificação de praças históricas como a Gustavo Barroso. Terminais de transporte, como o Sagrado Coração de Jesus e o José de Alencar, também foram transformados.

Perdão das dívidas 

Mais de 5.400 permissionários de Fortaleza, incluindo trabalhadores do Centro, foram beneficiados com a sanção da Lei de Perdão das dívidas relacionadas aos tributos municipais.  

Polo de Moda José Avelino

A Prefeitura de Fortaleza, em parceria com a CDL, aplicou um pacote de ações para impulsionar o turismo de compras na região, com capacitação para empreendedores, melhorias na infraestrutura com sinalização do espaço e um serviço de coleta seletiva por meio do projeto Re-ciclo.

Desenvolvimento Econômico

A Unidade Móvel da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) tem oferecido uma série de serviços, como formalização de negócios, capacitação e orientação profissional. Programas como Fortaleza Capacita, Fortaleza + Futuro e o acesso a crédito orientado por meio do Programa Nossas Guerreiras também contribuem para o desenvolvimento socioeconômico da região.

Saúde e segurança alimentar

A reforma do Posto de Saúde Paulo Marcelo reforça a infraestrutura de saúde no Centro, garantindo melhores condições de atendimento à população local.

Com foco em segurança alimentar, a Prefeitura distribui cerca de 145 mil refeições mensais para pessoas em situação de vulnerabilidade social de diversos pontos da cidade, inclusive do Centro. O Refeitório Social foi ampliado em março de 2023, fornecendo 600 marmitas diárias para pessoas em situação de vulnerabilidade cadastradas nos dois Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). O equipamento é localizado no Centro, região que concentra o maior contingente de pessoas em situação de rua em Fortaleza.