Sarto anuncia criação da Cidade do Autista e de mais 11 Núcleos de atenção a crianças e adolescentes com TEA, no Jornal Jangadeiro

Hoje, Fortaleza já atende 2.000 crianças autistas da Rede Municipal e familiares, em parceria com o Iprede, e possui um Núcleo de Atenção; meta é ter em todas as Regionais

Compartilhe

O prefeito de Fortaleza e candidato à reeleição, Sarto (coligação PDT, PSDB, Cidadania, Agir, Avante, PRD, Mobiliza e DC), foi entrevistado no Jornal Jangadeiro, pelos jornalistas Julião Junior e Yuri Costa, na noite desta terça-feira (24/09). Durante a sabatina, Sarto se comprometeu a criar a Casa do Autista de Fortaleza e a entregar mais 11 Núcleos Municipais de Atenção à Criança e Adolescente com Transtorno do Espectro Autista (Nutea). O prefeito também comparou o que é proposto pelos demais candidatos a prefeito com o que já é realizado na cidade para as pessoas com TEA. 

“Tem candidato que promete fazer uma Casa do Autista, como tem lá em Santa Catarina. Nós temos hoje, aqui, em parceria com o Iprede, que é uma instituição reconhecida internacionalmente, um programa chamado Vincular, que atende duas mil crianças autistas da Rede Pública Municipal de Fortaleza. Essas duas mil crianças representam dez vezes mais do que tem a Casa do Autista de Santa Catarina, e tem candidato achando que isso é uma grande vantagem. Eles (dizem que) vão atender 200, a gente já está atendendo duas mil crianças”, compara. 

Além de oferecer atendimento multiprofissional a 2.000 estudantes com TEA, o Projeto Vincular também oferece formação inclusiva a 11 mil professores da Rede Municipal de Ensino e presta assessoria técnica para a implementação de paineis sensoriais em escolas municipais. O prefeito também elencou outras propostas para fazer de Fortaleza uma cidade cada vez mais inclusiva e acolhedora para os autistas.

“Já entregamos o primeiro Nutea, Núcleo de Acolhimento a Crianças e Adolescentes com TEA, na Regional 7, e vamos entregar mais 11. Portanto, nós vamos criar a Cidade do Autista e 11 núcleos regionalizados, um em cada Regional”, garantiu.

Sarto detalhou, ainda, como será a Casa do Autista de Fortaleza. De acordo com ele, a instituição será construída em terreno localizado ao lado do Iprede, contará com diversos espaços voltados para o atendimento e desenvolvimento e atenderá 4 mil crianças com TEA, além das 2 mil já atendidas pelo Projeto Vincular. “Nós já doamos esse terreno para o Iprede e vamos construir a Cidade do Autista. Serão mais 4 mil crianças, no total de 6 mil crianças que serão atendidas”, explicou.

Juventude Digital e 24 Postos de Saúde

O candidato à reeleição apontou outras ações que já foram implementadas em sua gestão e que estão sendo apresentadas como promessas de campanha pelos demais postulantes a prefeito, enfatizando que o seu diferencial é saber “o que fazer, como fazer, de onde tirar o dinheiro e que política efetivamente pode ser executada”. 

“Tem candidato que está se comprometendo a fazer política para a juventude, para colocá-la em consonância com as tecnologias do mundo moderno. Nós já estamos fazendo isso, com um programa chamado Juventude Digital, que já capacitou mais de 40 mil pessoas. Tem gente falando que vai ampliar o atendimento dos postos de saúde, que já existe. Eu, inclusive, ampliei (a rede), construindo 24 novos postos de saúde”, afirmou Sarto.

Fim das ruas de terra

Durante a sabatina, Sarto reforçou outros compromissos, como zerar as ruas de terra da Capital, pavimentando-as com o piso intertravado, chamado popularmente de tijolinho.  

“Com esse tipo de piso, a gente resolve de vez o problema do acúmulo da água durante o período chuvoso. Nós já fizemos, na periferia de Fortaleza, 830 ruas com o piso do tijolinho e a nossa meta é, na próxima gestão, Fortaleza não ter mais nenhuma rua de terra: todas vão ser do piso tijolinho. E eu digo isso porque eu já fiz em um terço das ruas e agora nós já temos aprovado o financiamento com a CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) de 150 milhões de dólares e nós vamos investir todo esse recurso para a periferia”, assegurou.