Sarto alerta sobre riscos da candidatura de André Fernandes para mulheres

Em sua nova inserção eleitoral, veiculada nesta terça-feira (17/09), o prefeito exibe um histórico de falas machistas e misóginas do candidato e deputado André Fernandes

Compartilhe

O prefeito de Fortaleza e candidato à reeleição, Sarto (PDT), fez um alerta sobre os riscos que a candidatura de André Fernandes (PL) representa para as mulheres. Em sua nova inserção eleitoral, veiculada nesta terça-feira (17/09), o prefeito exibe um histórico de falas machistas e misóginas do candidato e deputado André Fernandes, que chega a afirmar que mulheres não têm o direito de “opinar sobre o estupro”.

“Vamos falar um pouco sobre feminicídio. A cada 10 minutos, no Brasil, um homem é assassinado. E nem por isso a gente pensa em criar o ‘masculinicidio’”, afirma Fernandes, que continua: “Nós não devemos lutar para reduzir a violência contra a mulher, e sim lutar para reduzir a violência contra o ser humano”, completa. A fala gerou revolta às eleitoras ouvidas durante a propaganda.

“Absurdo o que ele tá falando, totalmente absurdo”, diz uma das mulheres. “Gente, eu não vou mais escutar esse vídeo. Eu acho que esse cara é contra a mulher, totalmente”, presume outra. “Queria que fosse com uma familiar dele, uma irmã, uma mãe, uma filha. Aí eu queria saber se a opinião dele era essa”, completa uma senhora ao se deparar com o conteúdo dos vídeos.

Em outra fala, o deputado diz: “Por exemplo, quando a mulher fala: ‘sem útero, sem opinião’. Dizendo que homem não pode opinar sobre aborto. Mas, então, porque que a mulher pode opinar sobre estupro? Sem pênis, sem opinião também?”, defende.

“Meu Deus do Céu, eu tô chocada!”, reage uma eleitora. “Eu acho que era pra ele defender a gente, e não falar isso”, sugere outra. “É inacreditável a gente ouvir isso de uma pessoa que é uma figura pública, né? Ele é candidato mesmo?”, diz uma mulher, sem acreditar na postura do parlamentar.

Uma das entrevistadas defende, inclusive, que Fernandes deveria se abster de tecer comentários sobre o tema. “Primeiro que ele não tá nem no lugar de fala dele, que ele é homem, certo? E, para mim, são falas extremamente absurdas, ainda mais vindas de uma pessoa que está candidato a prefeito com esse tipo de pensamento”, lamenta. 

Incrédula, uma das mulheres diz: “Isso é brincadeira, né? Não tenho nem vontade de assistir de novo. Queria desouvir (sic) isso aí porque é um retrocesso, né?”. A última entrevistada encerra eliminando as possibilidades de votar em Fernandes. “Sinceramente, isso é um absurdo. Não votaria, não tem o meu voto!”.