Recicla Mais: programa de coleta seletiva em condomínios já recolheu mais de 24 toneladas em 2024, detalha Sarto em evento do mercado condominial

Fortaleza também realiza coleta seletiva por meio do Re-ciclo, Missão Verde e Ecopontos; todos os programas somam mais de 800 toneladas de recicláveis apenas em 2024

Compartilhe

O prefeito de Fortaleza e candidato à reeleição, Sarto (coligação PDT, PSDB, Cidadania, Agir, Avante, PRD, Mobiliza e DC), prestigiou o 6º Gestsind Gestart, evento do Mercado Condominial iniciado no Centro de Eventos do Ceará, na tarde desta sexta-feira (13/09). Durante a atividade, Sarto apresentou os resultados do programa Recicla Mais, serviço de coleta seletiva da gestão municipal para condomínios residenciais que já recolheu mais de 24 toneladas. Somando com as ações do Re-ciclo, Missão Verde, Ecopontos, já são mais de 800 toneladas de recicláveis coletados apenas em 2024 em Fortaleza.

“O Recicla Mais é um serviço que a Prefeitura disponibilizou, com uma frota composta de 6 caminhões que passam nos condomínios residenciais cadastrados por adesão voluntária, onde eles fazem a separação do resíduo e podem transformar esse resíduo em crédito para administradores do condomínio, para o condomínio ou, se quiserem, fazer a doação para associação de catadores”, explicou.  

Na ocasião, Sarto também anunciou que a Prefeitura assinará um protocolo de cooperação com a Associação das Administradoras de Condomínios do Estado do Ceará (ADCONCE) para que os condomínios que desejarem possam conectar suas câmeras de segurança direcionadas para a rua ao Centro de Comando e Controle, entregue na gestão Sarto. A iniciativa pioneira busca melhorar a segurança da cidade.

“Nós estamos disponibilizando o nosso Centro de Comando e Controle, que hoje é composto de 7 mil câmeras na cidade toda, para incorporar todo o sistema de videomonitoramento externo dos condomínios, para que a gente possa oferecer mais segurança”, fortaleceu.

Recicla Mais

Apenas com o Recicla Mais, entre maio e agosto, foram mais de 24 toneladas de recicláveis em cerca de 150 condomínios de 24 bairros da Capital. O programa coleta porta a porta, nos dias agendados e oferece a possibilidade de bonificação em dinheiro, de acordo com o volume de cada condomínio. O material coletado, que pode ser plástico, papel, vidro e metal, também pode ser doado para uma das 10 associações de catadores que participam do programa. 

Para aderir ao Recicla Mais, o síndico do condomínio deve fazer o cadastro no site http://reciclamais.fortaleza.ce.gov.br. Após aprovação, uma equipe de educadores ambientais vai ao condomínio para um treinamento e inicia as coletas, que ocorrem sempre no mesmo dia da semana. 

Missão Verde

A gincana Missão Verde visa incentivar práticas sustentáveis em 145 escolas, envolvendo alunos, professores, funcionários e a comunidade. Além da educação ambiental, o programa promove uma gincana que oferece prêmios aos participantes.

Cada escola tem uma meta de resíduos a ser coletada, ajustada conforme o número de alunos e a estrutura da unidade. As que atingirem a meta serão premiadas, enquanto os estudantes acumulam pontos com cada entrega, que podem ser trocados por brindes.

Re-ciclo

O Re-ciclo é uma plataforma gratuita que conecta catadores a pessoas que desejam reciclar, com a coleta sendo feita por triciclos elétricos de baixo impacto ambiental. O material é enviado para associações parceiras, atendendo 40 bairros.

Ecopontos 

Os Ecopontos são locais apropriados para o descarte correto de pequenos volumes de entulho, restos de poda, móveis e estofados usados, além de óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros e metais.