O prefeito de Fortaleza e candidato à reeleição, Sarto (coligação PDT, PSDB, Cidadania, Agir, Avante, PRD, Mobiliza e DC), concedeu entrevista ao podcast Agora POD, apresentado por Alexandre Lima e Guga de Castro. Durante o bate-papo, Sarto apontou propostas para a segurança pública, como a contratação de novos mil guardas municipais e a criação da Patrulha dos Bairros. O prefeito também criticou a omissão do governo estadual e ressaltou que, para proteger a população, precisou expandir as atribuições da Guarda Municipal, que passou a auxiliar no combate e na prevenção da criminalidade.
“Nós já fizemos concurso para 1 mil novos guardas, estamos contratando mais 500 agora e vamos criar a Patrulha dos Bairros, que é para fazer o patrulhamento da periferia de Fortaleza. Eu relutei muito em armar a Guarda Municipal, porque sou humanista de formação e as minhas convicções são sempre pacifistas. Entretanto, dada a total falência da segurança pública, que deveria ser promovida pelo Governo do Estado, do PT, eu resolvi treinar, capacitar e armar a Guarda Municipal. Não para combater facção (criminosa), porque a obrigação de combater facção é do governo do Estado. Estou armando a Guarda para defender o maior patrimônio que a cidade tem, que é o cidadão, a cidadã”, argumentou.
O prefeito também mencionou a criação do Centro de Comando e Controle de Fortaleza, um sistema de videomonitoramento que integra 7 mil câmeras de órgãos municipais e estaduais, com o objetivo de fortalecer a segurança e o ordenamento da cidade.
“Fortaleza, hoje, é a capital que tem mais câmeras por habitante do Brasil. São Paulo tem 12 milhões de habitantes, e nós temos 2,5 milhões. Nós temos 7 mil câmaras, e São Paulo tem 30 mil. Monitoramos a cidade toda: parques urbanos, escolas municipais e grandes eventos, como o Réveillon, Ciclo Carnavalesco, Férias da PI e Aniversário de Fortaleza, todos esses grandes eventos estão sendo videomonitorados”, afirmou.
Políticas para a juventude
Sarto também falou sobre políticas voltadas para a juventude, salientando o destaque nacional da Capital cearense em investimentos na área. O prefeito ressaltou a importância da Rede Cuca e detalhou os investimentos realizados para ampliar a rede de equipamentos na cidade.
“Nós temos a maior política das capitais brasileiras para a juventude. Temos uma Rede Cuca com cinco equipamentos, e eu vou entregar o sexto, no Vicente Pinzon, até o final deste ano. É um equipamento de 10 mil metros quadrados, onde vamos ter o segundo maior teatro do Ceará, duas escolas, duas creches, um skate park, uma Areninha e uma Escola de Gastronomia para atender 2.400 alunos”, afirmou.
Pandemia e negacionismo
Ao discutir o enfrentamento à pandemia, Sarto relembrou os desafios de 2021 e destacou seu papel ativo na campanha de vacinação, em contraste com a postura de outros candidatos que, segundo ele, minimizaram a gravidade da situação e ignoraram as orientações sanitárias. Ele também chamou atenção para o risco que a cidade corre caso não tenha à frente da Prefeitura um gestor que acredite na ciência e na vacinação.
“Quando eu assumi, a gente teve o pior momento (da pandemia) em 2021. A gente foi vacinar nos Cucas, no Shopping Center, Centro de Eventos. E enquanto eu estava vacinando, onde estavam os outros candidatos? Deus nos livre, se daqui a um ano, tem uma epidemia, se você tiver um gestor que não acredita em vacina, como é que vai resolver essa pandemia? A gente está falando sobre saúde. Eu estava vacinando, tinha gente (outros candidatos) que estava na praia vacilando, desrespeitando as autoridades sanitárias e o isolamento social, dizendo que vacina não presta para nada, como o Bolsonaro, que disse que quem tomasse a vacina poderia virar jacaré”, argumentou.
O bate-papo também incluiu memórias da vida do prefeito, com suas vivências na Barra do Ceará; seu histórico de vida pública, desde quando se tornou vereador até chegar ao Paço Municipal; além do peso do mundo digital na campanha eleitoral, com uma reflexão sobre a dificuldade de desconstrução de fake news nas redes sociais: “A mentira dá a volta ao mundo sete vezes enquanto a verdade ainda amarra seus sapatos”, citou Sarto em alusão à frase de Mark Twain. Sarto alertou sobre o perigo de candidatos jovens com mentalidade arcaica: “Novos candidatos com velhas práticas”.
A íntegra da entrevista com o prefeito Sarto já está disponível no Canal de YouTube Agora POD.