A plataforma de governo do prefeito prefeito de Fortaleza e candidato à reeleição, Sarto (PDT) conta com uma série de iniciativas voltadas para os motociclistas da capital cearense, visando melhorar a segurança e a mobilidade urbana. Confira:
Perdoar as infrações por viseira levantada
Entre as propostas, destaca-se o perdão das multas aplicadas nos últimos cinco anos por uso de capacete com a viseira levantada, medida que formalizada por meio de um projeto de lei que será enviado à Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) após o período eleitoral.
A iniciativa reconhece as particularidades do contexto urbano de Fortaleza, tendo sido o diálogo com os motociclistas fundamental para essa decisão. Além disso, mesmo com a atual obrigatoriedade das viseiras, houve uma redução de 70% nas multas relacionadas a esse tipo de infração entre 2023 e 2024, refletindo as políticas eficazes de mobilidade urbana.
100 Pontos do Motociclista
Entre as novas propostas, um destaque é a criação de 100 Pontos do Motociclista nas áreas com maior concentração de usuários de motos. Esses pontos contarão com abrigo, mobiliário urbano, internet Wi-Fi gratuita, iluminação em LED, espaços para carregamento de celular e kits de reparos, proporcionando mais conforto e segurança para os motociclistas.
Centro de Referência do Motociclista
Outra novidade é a criação de um Centro de Referência do Motociclista, que oferecerá cursos, capacitações e eventos voltados para a educação no trânsito, além de serviços de saúde e orientação jurídica, promovendo a integração com a rede de saúde municipal.
Programa Moto Protegida
O prefeito também irá lançar o Programa Moto Protegida, que visa combater furtos e roubos de motos através de tecnologias integradas ao Centro de Comando e Controle de Fortaleza, que conta com 7 mil câmeras em toda a cidade.
Mais Estacionamento e Área de Espera
Para facilitar a vida dos motociclistas, será ampliado o número de estacionamentos dedicados a motos em áreas comerciais, além da implantação de áreas de embarque e desembarque nos terminais de alta demanda.
A Área de Espera para motociclistas será expandida para todos os semáforos da cidade, garantindo mais segurança durante as paradas.
Além disso, será feita a retirada dos tachões em linhas divisoras de faixas de tráfego que causem risco ao motociclista.
Regulamentação e Educação no Trânsito
O prefeito Sarto também se comprometeu a regulamentar as plataformas de transporte de passageiros por motocicleta, em conformidade com as diretrizes federais, e a promover campanhas educativas focadas na proteção dos motociclistas.
Sarto é candidato à reeleição pela coligação Fortaleza Não Pode Parar, que inclui os partidos PDT, PSDB, Cidadania, Agir, Avante, PRD, Mobiliza e DC.