Em caminhada no Poço da Draga, Sarto celebra impacto de obras de urbanização na comunidade

Mais de 1.100 famílias estão sendo beneficiadas pelas intervenções, que ligam a região à Ponte dos Ingleses

Compartilhe

O prefeito de Fortaleza e candidato à reeleição, Sarto (coligação PDT, PSDB, Cidadania, Agir, Avante, PRD, Mobiliza e DC), iniciou os compromissos de campanha desta terça-feira (10/09) com uma caminhada no Poço da Draga. A comunidade está inserida no projeto de requalificação da Praia de Iracema, que tem mudado para melhor a vida de mais de 1.100 famílias que residem no local, além de tornar o espaço mais atrativo para o visitante. 

“O Poço da Draga é uma comunidade centenária. Tem muito da história de Fortaleza aqui. E esse movimento de requalificação, tanto na Praia de Iracema, chegando até o Poço da Draga, foi muito discutido com a comunidade. Aqui na Praia do Havaizinho, a gente já entregou praticamente 80% da obra, que vai interligar o Poço da Draga até a nossa querida Ponte dos Ingleses”, disse Sarto, destacando que a intervenção também faz parte da integração da orla, tornando-a a mais bonita do Brasil, com um investimento de R$ 26,1 milhões. 

O pacote de melhorias abrange a construção de um novo calçadão com piso intertravado, além de escadarias de acesso ao mar, criando uma conexão direta e mais acessível com a orla. A nova configuração da área inclui uma praça totalmente renovada, um espaço de convivência que trará maior vitalidade à comunidade. Além disso, serão implementados um parquinho, uma academia ao ar livre e uma Areninha, promovendo o lazer e a prática de atividades físicas tanto para os moradores quanto para os visitantes. 

A urbanização também conta com a instalação de mobiliário urbano, banheiros públicos e um projeto de paisagismo que integrará a comunidade ao espaço natural, reforçando a ligação com a Praia do Havaizinho.

Para o vice-prefeito e candidato à reeleição, Élcio Batista, liderança do Sarto tem o entendimento de que a Praia de Iracema, por ser um lugar histórico, é uma referência da cidade e precisa de um olhar especial. “Essa percepção trouxe não apenas a uma intervenção urbanística, mas também em termos de investimento em políticas públicas para as pessoas que vivem nessa região, requalificando toda essa área para ser um destino turístico da cidade de Fortaleza, capaz de fomentar um conjunto de atividades econômicas”, destacou.

Moradora da Comunidade Poço da Draga há mais de 50 anos, Angelúcia Queiroga expressou satisfação com as mudanças que têm ocorrido no bairro devido às obras. “Cheguei com 14 anos e agora estou com 66, todo mundo aqui é veterano. Estou achando bom, e depois que passar o calçamento na minha rua, vai ficar ainda melhor”, comentou a aposentada. 

Paralelamente às obras de infraestrutura, a gestão de Sarto tem investido em iniciativas de fomento ao empreendedorismo local, com unidade móvel do Projeto Costurando o Futuro, presente na comunidade do Poço da Draga de 7 de agosto a 18 de outubro. A iniciativa oferece capacitação gratuita para pessoas interessadas em ingressar no ramo da costura, criando oportunidades para o desenvolvimento de novas habilidades e a conquista de uma fonte de renda. 

Saiba mais

A Comunidade Poço da Draga, localizada na Regional 12 de Fortaleza, é uma das áreas mais antigas e carregadas de história da cidade. Seu marco originário data de 26 de maio de 1906, com a inauguração do antigo porto da cidade, hoje conhecido como Ponte Metálica. 

Ao longo de mais de um século, a comunidade se formou a partir de pescadores, marisqueiras, trabalhadores portuários e migrantes vindos do interior do Ceará, que fugiam da seca e buscavam melhores condições de vida na capital. Esse processo consolidou o Poço da Draga como uma das ocupações populacionais mais tradicionais e representativas da cidade.