Economia: confira propostas de Sarto para ampliar programas de capacitação, empreendedorismo feminino e 10 novos Meu Bairro Empreendedor

As propostas visam não apenas fomentar o empreendedorismo, mas também garantir oportunidades para aqueles que mais precisam

Compartilhe


A nova gestão do prefeito Sarto (PDT) terá como prioridade fortalecer a economia local e promover a inclusão social, com iniciativas que ampliam programas de desenvolvimento econômico e de capacitação. As propostas visam não apenas fomentar o empreendedorismo, mas também garantir oportunidades para aqueles que mais precisam, contribuindo para um crescimento econômico mais justo e sustentável em Fortaleza. Conheça mais detalhes:

Ampliação de programas 

A nova gestão irá trabalhar para duplicar a quantidade de pessoas atendidas nos programas de desenvolvimento econômico: Feira de Pequenos Negócios; Fortaleza +Futuro; Meu Carrinho Empreendedor; Mulher Empreendedora; Centro de Referência do Empreendedor; Costurando o Futuro, dentre outros.

Além disso, a meta será capacitar 150 mil pessoas em quatro anos para o mercado de trabalho, com especial foco na população em condição de vulnerabilidade socioeconômica, pelo Programa Fortaleza Capacita.

Empreendedorismo feminino

Por meio da criação do Banco da Mulher e da Inclusão (BMI), será feito o aperfeiçoamento e expansão do Programa Nossas Guerreiras para alcançar um número ainda maior de mulheres e de outros públicos, promovendo a cultura empreendedora e fomentando a geração de renda. 

Na primeira gestão de Sarto, foi criado o Programa Nossas Guerreiras, que já ofertou capacitação para 42 mil mulheres e concedeu aproximadamente 13 mil créditos. 

Meu Bairro Empreendedor: 10 novos territórios

A iniciativa visa estimular o desenvolvimento da economia local, a geração de emprego, renda e oportunidades na periferia, além de incentivar o empreendedorismo. Bairros como a Granja Lisboa, Genibaú, João XXIII, Montese, Gentilândia, Edson Queiroz, Bonsucesso. 

Programa Pix Recompensa

Consiste em um programa de recompensas em dinheiro, via PIX, por comportamentos como entrega de recicláveis, exigência de notas de ISS, vacinação, prevenção do câncer, participação em capacitações, cultivo de árvores, dentre outros.

Novo Centro de Referência do Empreendedorismo Jovem e de Economia Criativa

O equipamento será um centro de capacitação, formação, aceleração de projetos, mentoria, captação de recursos, para apoiar empreendimentos e negócios criados por jovens, inclusive com editais de incentivo financeiro para 100 novos negócios e empreendimentos dos jovens. 

Economia Verde

Com a implantação do Parque de Economia Verde e Reciclagem do Jangurussu, será possível a recuperação do passivo ambiental do aterro do Jangurussu (20 hectares) e a implantação de um grande complexo ambiental, envolvendo polo de reciclagem em parceria com associações de catadores, usina solar para geração de energia gratuita, centros de tratamentos de resíduos da construção civil, de entulhos e de poda, centro de compostagem.

Além do Centro Juventude Ambiental para capacitação e empreendedorismo de jovens e áreas de lazer e convivência.

Sarto é candidato à reeleição pela coligação Fortaleza Não Pode Parar, que inclui os partidos PDT, PSDB, Cidadania, Agir, Avante, PRD, Mobiliza e DC.