Conheça as propostas de Sarto na segurança, com mais 1.000 Guardas Municipais, Patrulha nos Bairros e 500 Paradas Seguras

Com foco na valorização da Guarda Municipal e na ampliação de ações de segurança, expansão de videomonitoramento e criação de 500 pontos de Parada Segura

Compartilhe

A segurança pública é uma prioridade essencial para a gestão do prefeito de Fortaleza e candidato à reeleição, Sarto (PDT), que possui um conjunto de medidas para fortalecer a Guarda Municipal e garantir a proteção dos cidadãos. Aliando o uso da tecnologia, o aumento do efetivo e as novas iniciativas para a próxima gestão, Sarto reitera seu compromisso com o bem-estar da população fortalezense, sobretudo aqueles que habitam as áreas mais vulneráveis. Conheça as principais propostas:

Mais 1.000 Guardas Municipais

Sarto já fez concurso para mil agentes de segurança, consolidando a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) como o segundo maior efetivo do Brasil. Dessa forma, Fortaleza se tornou a capital com a maior relação de número de guardas por habitante. Esses profissionais estão sendo capacitados, armados e valorizados pela gestão municipal.

Para o próximo mandato, Sarto vai contratar mais mil novos guardas, com a realização de novo concurso. “Infelizmente, a insegurança em Fortaleza aumentou devido a insuficiências da gestão do governo do PT no Ceará. Estamos finalizando a capacitação da Guarda Municipal para proteger o maior patrimônio da cidade: nossos cidadãos e cidadãs”, disse Sarto.

Patrulha dos Bairros

O aumento no efetivo da Guarda será aproveitado, sobretudo, no plano de implantação da Nova Territorialização da Guarda Regional e com o novo programa Patrulha nos Bairros, que tem como objetivo garantir a presença sistemática e dedicada da Guarda Municipal em cada regional da cidade, evitando as ações de violência que ocorrem, sobretudo, na periferia.

Videomonitoramento: 10 mil câmeras

Na segunda gestão, haverá a expansão da Central de Comando e Controle de Fortaleza. A capital já conta com videomonitoramento por meio de 7 mil câmeras. Com a ampliação, esse número passará para 10 mil equipamentos. 

Também será estimulada a integração dos equipamentos com o Centro de Comando e Controle de câmeras particulares voltadas para vias públicas.

Valorização dos agentes de segurança

O novo programa de valorização inclui a reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Guarda Municipal e Defesa Civil, incluindo a implantação de um adicional de remuneração vinculado a metas de segurança cidadã; o fortalecimento da Academia de Segurança Cidadã de Fortaleza; a implantação do novo Centro de Atendimento em Saúde dos profissionais de segurança pública.

Expansão do Programa de Blitz no transporte público

Sarto irá fazer a expansão do Programa de Blitz de Segurança no Transporte Público, que estarão presentes nos terminais, mini-terminais, pontos de parada e linhas de ônibus com foco na prevenção da violência, para proporcionar mais segurança aos usuários do sistema de transporte público. 

500 Paradas Seguras

Sarto já implantou o Programa Parada Segura, pontos de parada de ônibus completamente requalificados. Até o final de 2024, serão 200 pontos, e para os próximos quatro anos mais 500 pontos.

As Paradas Seguras contam com videomonitoramento de segurança 24 horas, interligados ao Centro de Comando e Controle da GMF, além de rede wi-fi pública e gratuita, dispositivos para carregamento de celular, iluminação em led e presença sistemática da guarda municipal em ações preventivas de segurança. 

Mais Iluminação Pública

Com o programa Ilumina Fortaleza, Sarto irá universalizar a iluminação em LED para todas as vias públicas da cidade e todos os pontos de parada de ônibus, obtendo garantia de maior segurança, eficiência e economia com os custos de energia elétrica.

Bases cidadãs

Bases móveis da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), composta por veículos, motos e efetivo de guardas municipais, serão expandidas para atuar nas 12 regionais.

Sarto é candidato à reeleição pela coligação Fortaleza Não Pode Parar, que inclui os partidos PDT, PSDB, Cidadania, Agir, Avante, PRD, Mobiliza e DC.