Cidade do Autista: Conheça propostas do Sarto para fortalecer atendimento a pessoas com TEA; Núcleos de Atenção serão instalados nas 12 Regionais

Confira outras propostas nesse segmento

Compartilhe

O prefeito de Fortaleza e candidato à reeleição, Sarto (PDT), afirmou que criará a Cidade do Autista, na Capital, ampliando e fortalecendo o atendimento de estudantes da Rede Municipal com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros transtornos do neurodesenvolvimento. Atualmente, o acolhimento é realizado em parceria com o Iprede, por meio do projeto Vincular. Confira outras propostas nesse segmento:

Cidade do Autista 

“Com a Cidade do Autista, vamos aumentar o número de beneficiados pelo projeto, saltando de 2.000 para 6.000 alunos. Essas crianças são acompanhadas em 15 áreas da saúde e educação, incluindo o suporte às mães”, afirmou Sarto.

O Vincular também permitiu que 11 mil profissionais fossem formados em educação inclusiva e assessoria técnica para a implantação de ambiências sensoriais em todas as unidades de ensino municipais. “Com a Cidade do Autista, vamos aumentar e melhorar ainda mais esse atendimento”, completou o prefeito.

12 Núcleos de Atenção: 1 por Regional

Em sua primeira gestão, Sarto também entregou o primeiro Núcleo Municipal de Atenção à Criança e Adolescente com Transtorno do Espectro Autista (Nutea), que funciona no bairro Edson Queiroz e oferta acompanhamento multidisciplinar, incluindo diagnóstico, prevenção de agravos, serviços especializados multiprofissionais e emissão de laudos para concessão de benefícios. Para um futuro mandato, o prefeito firmou o compromisso de implantar um Nutea em cada Regional, totalizando 12 unidades em Fortaleza.

Mais 5 Centros de Referência Educacionais 

“Vamos criar, ainda, mais cinco Centros de Referência Educacionais para alunos com TEA e outras necessidades, para atender os alunos da educação inclusiva em contraturno, oferecendo atividades complementares com foco educacional, como fonoaudiologia, psicopedagogia, terapia ocupacional, psicologia e esportes. Toda essa ampliação permitirá que os atendidos desenvolvam suas mais diversas habilidades, garantindo mais qualidade de vida para essa população”, defendeu Sarto.

Contratação de pessoas com TEA e outras necessidades especiais

O atendimento prevê a criação de programas de estímulo à contratação de pessoas com TEA e outras necessidades especiais, envolvendo o setor produtivo e o setor público com apoio e incentivos, promovendo a participação e inclusão produtiva de jovens e adultos com TEA no mercado de trabalho. 

Sarto é candidato à reeleição pelo PDT, representando a coligação Fortaleza Não Pode Parar, que inclui PDT, PSDB, Cidadania, Agir, Avante, PRD, Mobiliza e DC.