Centro de Inteligência da Saúde: Sarto aposta na tecnologia para monitoramento da saúde das gestantes em Fortaleza 

Em bate-papo na Messejana, prefeito reforçou compromissos para a saúde da mulher, como o Samu Gestante e ampliação das salas de aleitamento materno

Compartilhe

O prefeito de Fortaleza e candidato à reeleição, Sarto (coligação PDT, PSDB, Cidadania, Agir, Avante, PRD, Mobiliza e DC), convidou gestantes para uma roda de conversa no bairro Messejana na manhã desta quinta-feira (05/09). Durante o bate-papo, Sarto acolheu os depoimentos e apresentou realizações de sua gestão, enfatizando os avanços tecnológicos na área da saúde voltados para o cuidado das gestantes. Com ênfase no Centro de Inteligência e Monitoramento da Saúde, que monitora e informa, em tempo real, o status de consultas e exames das pacientes. 

“A gente adquiriu uma ferramenta muito importante: o Centro de Inteligência da Saúde, que diagnostica e informa, em tempo real, por exemplo, a gestante que não está com o calendário vacinal completo, que não realizou todas as consultas pré-natais, que deixou de fazer uma ultrassonografia em um determinado momento. Tudo isso a gente tem em tempo real, acompanha e pode fazer a busca ativa dessas pacientes, avisando-a que ela precisa tomar a vacina, fazer ultrassom”, explicou.

Joelma Teixeira, de 34 anos, está no nono mês de gestação e realizou todo o seu pré-natal no Posto de Saúde da Sabiaguaba. Ela destaca o atendimento humanizado que recebeu. “O atendimento lá é bom, é ótimo. As consultas, o pré-natal, os exames de sangue. Tem agora mais atenção, a mulher pode fazer a prevenção mesmo estando grávida. A gente está sendo vista”, afirmou. 

Já com seu bebê de dois meses no colo, Sandriele Almeida, de 31 anos, também realizou seu pré-natal e parto na Rede Municipal. “Fui bem acompanhada. Eu tive meu bebê no Gonzaguinha do José Walter. Gostei de lá. Gostei dos profissionais”, avaliou a cabeleireira.

O ex-prefeito Roberto Cláudio, atual presidente municipal do PDT, avaliou o trabalho realizado na área da saúde da gestante, ressaltando a ampliação das unidades de saúde e o papel fundamental da atenção primária no cuidado materno-infantil. 

“Tem uma evolução muito significativa. O Gonzaguinha do José Walter hoje tem três vezes o tamanho que ele tinha. Virou a unidade mais importante de assistência ao parto e ao recém-nascido. Agora também com Gonzaguinha da Messejana completamente novo, certamente aumentando sua produtividade na assistência à gestante e à criança. Então é uma rede em ampliação e em qualificação que está sendo desenvolvida pelo prefeito Sarto”, argumentou.  

Compromissos de campanha

Na ocasião, Sarto também reafirmou o compromisso de criar o Samu Gestante, para ampliar o atendimento de mulheres grávidas em casos de emergências ginecológicas e obstétricas, e de aumentar o número de Salas de Apoio à Mulher que Amamenta.   

“Para as gestantes, vamos criar o Samu Gestante, que é uma equipe especial do Samu que vai atender as pacientes que estão em trabalho de parto e levá-las até a maternidade e a ampliação das salas de amamentação nos postos de saúde. Nós já temos mais de duas dezenas, mas a nossa meta é duplicar os equipamentos, para orientar a mãe sobre a importância do aleitamento, orientá-la e ajudá-la a fazer a amamentação no período correto”, assegurou.

Apoio à amamentação e Posto de Coleta de Leite

 Fortalecendo o suporte à amamentação, Fortaleza conta com 26 Salas de Apoio à Mulher que Amamenta e Postos de Coleta de Leite Humano. Esses espaços oferecem orientações para garantir uma amamentação adequada e também funcionam como pontos de coleta de leite, que é destinado aos bancos de leite dos hospitais da rede pública. Apenas em 2024, foram realizados mais de 25 mil atendimentos, resultando na arrecadação de aproximadamente mil litros de leite humano, contribuindo diretamente para a saúde de recém-nascidos.

Rede de Atenção Materno Infantil

Durante a conversa com as gestantes, Sarto explanou sobre as principais ações da Rede de Atenção Materno Infantil de Fortaleza, composta pelos Gonzaguinhas da Barra do Ceará, do José Walter e de Messejana, além do Hospital Dra. Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher) e do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC). 

Ele destacou que, só em 2023, os hospitais próprios da rede municipal realizaram cerca de 10 mil partos, e em 2024, até o início de setembro, já foram registrados 5.779 partos, sendo o Gonzaguinha do José Walter, atualmente, o hospital público que mais realiza partos em todo o Ceará. “A gente teve um grande avanço, que foi a construção do Gonzaguinha José Walter. A gente o entregou em julho de 2021 e hoje é o hospital que mais realiza partos públicos do estado do Ceará, só fica atrás de um hospital da rede privada. Isso por termos uma atenção à saúde da mulher desde o pré-natal ao pré-parto, parto e pós-parto”, afirmou. 

Saúde para gestantes

Atualmente, cerca de 13 mil mulheres estão realizando seu acompanhamento pré-natal nas unidades de saúde do Município. As consultas e exames são oferecidos gratuitamente em 133 postos de saúde, garantindo às gestantes o suporte necessário ao longo de toda a gravidez. Além disso, durante o atendimento, é feita a vinculação da gestante à maternidade onde ocorrerá o parto, assegurando um cuidado contínuo e personalizado.

Mais ações

Além disso, a Prefeitura de Fortaleza mantém uma série de outras iniciativas voltadas à saúde da gestante. Entre elas, destaca-se a vacinação contra a covid-19, que segue em 2024 com as gestantes e puérperas como grupos prioritários, recebendo doses de reforço. 

A oferta de métodos contraceptivos também está disponível gratuitamente nos 133 postos de saúde da Capital, com opções como anticoncepcional injetável mensal, anticoncepcional injetável trimestral, minipílula, pílula combinada, pílula anticoncepcional de emergência (ou pílula do dia seguinte), além de Dispositivo Intrauterino (DIU) e preservativo feminino. Outro ponto de atenção é o atendimento ginecológico, garantindo assistência integral à saúde da mulher nas unidades municipais.