O prefeito de Fortaleza e candidato à reeleição, Sarto (PDT), apresentou suas propostas para a área da Cultura em Fortaleza, reforçando o compromisso com o fortalecimento das artes, a valorização da memória da cidade e a ampliação do acesso aos equipamentos culturais.
Calendário de lançamento e pagamento dos editais de Cultura
Uma das principais propostas é a criação de um calendário de lançamentos e pagamentos dos editais de Cultura, trazendo mais previsibilidade para o setor. Os recursos municipais continuarão sendo direcionados para o fortalecimento de editais de fomento à Cultura, como o Edital das Artes, Edital Junino, Edital Ciclo Carnavalesco e o Edital do Festival de Teatro, entre outros.
Editais de Incentivo e Fomento em Áreas de Vulnerabilidade Social
Para garantir a sustentabilidade dos espaços culturais em áreas vulneráveis, será implementado um Programa Anual de Editais de Incentivo e Fomento, voltado à manutenção e apoio desses espaços em territórios periféricos.
Criação do Mecenato Municipal e da Orquestra Sinfônica de Fortaleza
Sarto também propõe a implantação do Mecenato Municipal, iniciativa que busca apoiar projetos culturais aprovados em seleções públicas, com cofinanciamento da receita fiscal do município, por meio da atribuição de benefícios fiscais.
No campo da música, será criada a Orquestra Sinfônica de Fortaleza (OSFOR). Com a participação de até 100 músicos selecionados, a OSFOR será composta pelas quatro famílias de instrumentos: cordas, madeiras, metais e percussão.
Implantação do Museu de Fortaleza
Outra proposta é a implantação do Museu de Fortaleza, um espaço dedicado à história da cidade, que servirá como referência para o acesso à memória local em suas múltiplas dimensões.
Programa Fortaleza Film Commission
Ainda no campo das artes visuais, Sarto criará o Programa Fortaleza Film Commission, com a criação de uma comissão e o lançamento de editais para atração de produções audiovisuais de cinema.
Ampliação da Vila das Artes
Sarto também se compromete a fortalecer e ampliar o Complexo Cultural Vila das Artes, de forma descentralizada e em parceria com outros equipamentos e políticas públicas municipais.
Implantação do Mercado Gastronômico
Outro projeto é a implantação do Mercado Gastronômico de Fortaleza, cujo desenvolvimento será por meio de concurso de ideias para definir sua localização e projeto.
Capital Nacional das Festas Juninas e do Forró
A exemplo do sucesso alcançado com o réveillon da cidade, que fez de Fortaleza uma referência nacional, Sarto propõe consolidar a cidade como a Capital Nacional das Festas Juninas e do Forró, posicionando-a como um destino turístico relevante para essas festividades.
Manutenção permanente de equipamentos culturais
Sarto também planeja modernizar os equipamentos culturais de Fortaleza e implantar um programa de manutenção permanente dos locais já existentes, como o Teatro São José, a Vila das Artes, a Casa do Barão de Camocim, o Mercado dos Pinhões e o Mercado da Aerolândia.
Sarto é candidato à reeleição pela coligação Fortaleza Não Pode Parar, que inclui os partidos PDT, PSDB, Cidadania, Agir, Avante, PRD, Mobiliza e