Propostas de Sarto voltadas para ciclistas incluem mais 150 km de ciclovias, mais arborização, ampliação do Bicicletar, cicloturismo e outros programas

Prefeito também irá ampliar o Bicicleta Acessível, integrar bicicleta-ônibus com desconto na tarifa ônibus e investir no cicloturismo

Compartilhe

Com uma política de mobilidade urbana reconhecida internacionalmente, Fortaleza vai ter novos avanços na infraestrutura cicloviária na segunda gestão do prefeito de Fortaleza e candidato à reeleição, Sarto (PDT), para melhorar ainda mais a mobilidade urbana dos ciclistas na cidade. Entre as propostas estão a expansão da malha cicloviária, o fortalecimento de programas de compartilhamento de bicicletas e a criação de infraestruturas para garantir maior segurança e conforto térmico aos usuários de bicicletas. Confira as propostas:

Mais 150 km de ciclovias e ciclofaixas

Uma das principais propostas de Sarto para a área é a expansão da malha cicloviária, com a implantação de mais de 150 km de ciclovias e ciclofaixas protegidas e arborizadas. Durante sua gestão, Fortaleza experimentou um crescimento significativo na rede cicloviária, que deve chegar a 500 km até o final do ano. 

Programa Bicicletar

Outro destaque é o Programa Bicicletar, que será ampliado para 400 estações, incluindo novas bicicletas elétricas e contemplando 20 novos bairros. A previsão é que o programa alcance 300 estações até o final de 2024, garantindo ainda mais opções de transporte sustentável para os fortalezenses.

Desconto na tarifa de ônibus com a integração bicicleta-ônibus

A integração entre os meios de transporte também será facilitada. Sarto irá promover a integração entre bicicletas e ônibus, oferecendo desconto na tarifa de ônibus para usuários que utilizam bicicletários públicos nos terminais. 

Programa de arborização

Além disso, o conforto dos ciclistas será uma prioridade, com a implementação de um programa de arborização ao longo de 120 km de ciclovias e ciclofaixas, proporcionando sombra e conforto térmico em trajetos movimentados da cidade.

Novos bicicletários nos terminais e Centro de Recondicionamento e Reciclagem

A estrutura para os ciclistas também será ampliada com a implantação de novos bicicletários nos terminais Papicu, Conjunto Ceará, Lagoa e José de Alencar, além da ampliação dos bicicletários já existentes em outros terminais. 

Para complementar essa iniciativa, Sarto propõe a criação de um Centro de Recondicionamento e Reciclagem de Bicicletas, destinado a receber doações de bicicletas usadas que serão recondicionadas e doadas para pessoas de baixa renda. O espaço também encaminhará resíduos para a cadeia econômica de reciclagem e ofertará cursos gratuitos de montagem, manutenção e mecânica de bicicletas para a população.  

Bicicleta Para Quem Mais Precisa e Programa Bicicleta Acessível

Outro programa que será criado é o Bicicleta Para Quem Mais Precisa, que disponibilizará 10 mil bicicletas para pessoas de baixa renda, com foco especial nos trabalhadores. 

Ainda, o Programa Bicicleta Acessível será expandido para toda a orla de Fortaleza e espaços de lazer, possibilitando o acesso de pessoas com deficiência a bicicletas adaptadas, em um ambiente seguro e acessível.

Cicloturismo

Para fomentar o turismo e lazer, Sarto também propõe estimular o cicloturismo em Fortaleza, com a ordenação do uso de triciclos e bicicletas em rotas turísticas pela cidade. 

Mais 100 Xiringadores

O prefeito também irá instalar mais 100 Xiringadores (totens nebulizadores) em 30 novos bairros, equipamentos que proporcionarão hidratação para os ciclistas em ciclofaixas e ciclovias com grande circulação, além de espaços públicos estratégicos.

Sarto é candidato à reeleição pela coligação Fortaleza Não Pode Parar, que inclui os partidos PDT, PSDB, Cidadania, Agir, Avante, PRD, Mobiliza e DC.