Educação: propostas de Sarto vão garantir mais 100 supercreches e todos os alunos do Ensino Fundamental em tempo integral

Prefeito também assegura a ampliação de programas exitosos, como Fortaleza Bilíngue, Juventude Digital, Bolsa Aluno Nota Dez e Professor Sem Fronteiras

Compartilhe

O prefeito de Fortaleza e candidato à reeleição, Sarto (PDT), apresentou propostas para manter a educação de Fortaleza no patamar de a melhor do Brasil, acentuando ainda mais as melhorias na área. Para Sarto, as metas para a próxima gestão incluem universalizar as matrículas em tempo integral no Ensino Fundamental I, construir mais 100 supercreches e estender o Passe Livre Estudantil para os finais de semana. Confira as propostas:

Ensino Fundamental em tempo integral

Uma das metas de Sarto para a educação é universalizar o ensino em tempo integral para os alunos do Ensino Fundamental I em Fortaleza, uma vez que o Fundamental II já está universalizado na Capital cearense. Atualmente, 58,5% dos estudantes dessa etapa já estão matriculados em escolas de tempo integral, e o candidato à reeleição afirmou que a meta é expandir esse modelo para todos os alunos, garantindo uma formação ainda mais completa e integrada.

Mais 100 supercreches 

Sarto propõe a criação de 100 novas supercreches em Fortaleza, que vão receber aproximadamente 20 mil crianças, ampliando o número de unidades já implantadas durante sua gestão. Até o momento, 34 supercreches foram inauguradas, com berçário e sala de inovações, atendendo mais de 8 mil crianças. Até o final do ano, esse número será pelo menos 50. 

As 100 novas supercreches vão oferecer mais vagas, garantir maior apoio às famílias e contribuir para a formação educacional das crianças desde a primeira infância. “São 20 mil pais e mães que vão ter os seus filhos com proteção alimentar o dia todo em tempo integral na nossa creche com a melhor proposta pedagógica, com infraestrutura muito superior a qualquer instituição privada”, assegurou.

Mais 20 Escolas de Tempo Integral 

Sarto também irá implantar 20 novas escolas de tempo integral em Fortaleza. Em sua primeira gestão, já foram 10 modernas unidades entregues.

Além de requalificar 100 escolas e instalar ar-condicionado nas salas de aula, utilizando energia renovável.

Alfabetização na Idade Certa  

Sarto tem como meta garantir que 100% das crianças estejam alfabetizadas na Idade Certa, reforçando o compromisso com a educação de base. “A proposta visa assegurar que todos os alunos da rede pública municipal adquiram as habilidades essenciais de leitura e escrita no tempo adequado, promovendo uma formação sólida desde os primeiros anos escolares”, afirmou o prefeito.

Concurso para 2.000 profissionais   

Será realizado, ainda, concurso público para a contratação de 2.000 profissionais da educação nos próximos quatro anos. A medida incluirá professores, assistentes de educação infantil, orientadores educacionais e outros cargos. Durante sua gestão, já foi realizado concurso para 2.000 professores, fortalecendo o quadro de profissionais e aprimorando a qualidade do ensino na rede municipal. 

Passe Livre Estudantil

Sarto irá ampliar o Passe-Livre Estudantil para os fins de semana, proporcionando mais mobilidade para os estudantes de Fortaleza, inclusive fora do período letivo. Hoje, Fortaleza é referência nacional em políticas de juventude, liderando os investimentos voltados para esse público. Apenas em 2024, a Prefeitura destinou R$ 58 milhões para ações de juventude.

“Quem criou o Passe Livre fui eu, e só quem criou é que pode estendê-lo. E nós estamos estendendo para o final de semana, para a garotada poder ir para o cinema, com a praia, para o teatro, se divertir”, afirmou.

Fortaleza Bilíngue

Sarto também propõe expandir o Programa Fortaleza Bilíngue, que oferece ensino de idiomas estrangeiros para alunos da rede pública municipal e profissionais da educação. A ampliação também contempla o Programa Geração Bilíngue, que já disponibiliza 200 vagas de intercâmbio educacional para países como Inglaterra, Espanha e Chile, promovendo o aprendizado internacional e a imersão cultural.

Juventude Digital e Bolsa Aluno Nota Dez

Sarto irá expandir o Programa Juventude Digital para 80 mil jovens, criar 150 novos Laboratórios Makers, implantar 6 Centros de Referência em Cultura Maker, universalizar as Salas de Inovação para todas as escolas e implantar lousas digitais interativas em todas as escolas do ensino fundamental. 

Também irá ampliar o Programa Bolsa Aluno Nota Dez, com a oferta de 32 mil bolsas de R$ 200 por mês durante um ano, destinadas a alunos da rede pública que atuam como monitores de português e matemática.

Professor Sem Fronteiras e bolsas de Mestrado e Doutorado

Serão ampliadas para 300 as bolsas de intercâmbio internacional para profissionais da educação, dando continuidade ao Programa Professor Sem Fronteiras, que já levou 200 professores ao exterior. A proposta também inclui a expansão do Programa Gestor Sem Fronteiras, oferecendo 100 bolsas de intercâmbio internacional para gestores escolares, como diretores, coordenadores e secretários. 

Além disso, na próxima gestão, o prefeito irá ofertar mais 1.000 bolsas de mestrado e doutorado para profissionais da educação, mantendo a política já adotada.

Programa de Cuidado Emocional e Promoção da Saúde Mental

Será implantado um programa voltado ao cuidado emocional e saúde mental dos alunos da rede municipal, com ações como a contratação de novos orientadores educacionais com formação em psicologia ou psicopedagogia e a ampliação do Programa Escola Embaixadora da Paz, que visa a mediação de conflitos e prevenção ao bullying.

Sarto é candidato à reeleição pela coligação Fortaleza Não Pode Parar, que inclui os partidos PDT, PSDB, Cidadania, Agir, Avante, PRD, Mobiliza e DC.