O prefeito de Fortaleza e candidato à reeleição, Sarto (coligação PDT, PSDB, Cidadania, Agir, Avante, PRD, Mobiliza e DC), mobilizou, na manhã deste sábado (28/09), uma grande caminhada partindo de diversos pontos do Centro de Fortaleza em direção à Praça do Ferreira. Ao lado de apoiadores e lideranças políticas que coloriram o centro histórico de Fortaleza de amarelo, Sarto enfatizou os avanços que promoveu na cidade em áreas como economia e educação e reforçou a importância do apoio popular para seguir mudando a Capital. Nesta reta final para o primeiro turno das eleições, Sarto afirmou que é primordial que os eleitores conheçam cada candidato e seus projetos para a Cidade.
“É importante a população ver quem tem projeto, quem tem medo de se apresentar, e conhecer candidatos que, até então, eram desconhecidos. É bom que a população passe a perceber, de agora até o dia 6 de outubro, visitando as redes sociais, a vida desses candidatos, para conhecer quem é excludente, machista e com vários conteúdos de demonstração de ódio às mulheres, porque tem candidato que se apresenta como novo, mas representa práticas velhas, o negacionismo contra a vacina”, reafirmou.
Sarto salientou que o grupo político do qual faz parte planejou Fortaleza até 2040, o que levou a cidade a outro patamar, por meio das políticas públicas eficazes que começaram nas gestões do ex-prefeito Roberto Cláudio e foram aprofundadas sob a sua administração.
“Esse projeto começou com o Roberto Cláudio, há cerca de 12 anos, e mudou a estrutura fiscal, de mobilidade urbana e de educação. Ele deixou pilares, a partir dos quais, eu pude alavancar todas essas mudanças, aprofundando-as e tornando Fortaleza a melhor educação do Brasil e a capital que mais investe em juventude no Nordeste. Então, tudo isso é produto do trabalho organizado, pensado. Nós recriamos o Instituto de Planejamento, o Iplanfor, e pensamos Fortaleza até 2040. É um projeto que está programado, e é por isso que Fortaleza está em outro patamar”, explicou.
Além do engajamento da militância amarelinha, Sarto contou com o apoio de lideranças políticas presentes na manifestação e da sua filha, a empresária Jéssica Camargo, que conclamou o poder decisório do eleitorado feminino nestas eleições. “Cada uma de nós, mulheres, tem o poder de decidir estas eleições, e eu sei que nós vamos para o segundo turno. Até o dia 6, nós vamos fazer a diferença, e é 12 na cabeça. Quero ver todo mundo de amarelo”, vibrou.
O ex-prefeito Roberto Cláudio, presidente municipal do PDT, ressaltou a importância de se fazer uma campanha limpa e propositiva. “Até o dia 6, vamos fazer uma campanha limpa e celebrar o que é justo e o que é necessário”, frisou.
O ministro da Previdência Social e presidente nacional do PDT licenciado, Carlos Lupi, também prestigiou o evento. Ele declarou seu amor por Fortaleza e classificou a festa amarela como “um prenúncio de vitória”. Além dele, Sarto também contou com o apoio do deputado federal e presidente nacional do PDT, André Figueiredo, que frisou a importância da lealdade de cada candidato a seu grupo político.
O ex-ministro Ciro Gomes, por sua vez, descreveu o ato político não apenas como uma festa, mas como “o símbolo da tomada de Fortaleza a favor do trabalho social verdadeiro”. Também estiveram presentes o vice-prefeito e candidato à reeleição, Élcio Batista, e o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Gardel Rolim; além de diversos outros candidatos a vereador e vereadora de Fortaleza.