Sabatina Opinião CE: “A cidade não está sendo prejudicada porque estou trabalhando o dobro”, afirma Sarto sobre diálogo com governo estadual do PT

Entrevista também abordou pontos como urbanismo, saúde, investimentos na periferia e saúde financeira do município

Compartilhe

O prefeito de Fortaleza e candidato à reeleição, Sarto (coligação PDT, PSDB, Cidadania, Agir, Avante, PRD, Mobiliza e DC), participou, na manhã desta sexta-feira (13/09), da Sabatina Opinião CE, entrevistado pelos jornalistas Roberto Moreira, Felipe Barreto e Rodrigo Rodrigues.

Um dos destaques da entrevista foi a dificuldade enfrentada pela gestão municipal para conseguir dialogar com o Governo do Estado. Sarto reforçou que, desde janeiro de 2023, vem encontrando resistência por parte do governador Elmano para se reunir e tratar de pautas relevantes para a Capital. Apesar disso, vem se dedicando para compensar a ausência do Estado.

“A cidade não está sendo prejudicada porque eu estou trabalhando duas vezes mais na saúde pública, na segurança. Vejam o que tem acontecido com a violência no Ceará e em Fortaleza: atingiu níveis inaceitáveis. Por uma incompetência total do PT do Ceará, as facções dominaram os presídios. Por isso é que eu estou tendo que capacitar, treinar para, depois, armar a Guarda Municipal”, afirmou.

Ao todo, Sarto informou que solicitou nove vezes audiência com o governador, e apenas uma vez foi recebido, em agosto de 2023. E que conseguiu mais encontros e reuniões com os ministros do governo federal, sob a gestão do presidente Lula. “Se há falta de diálogo, não é por iniciativa minha. Eu não posso compreender que o governo estadual do PT só vai atender ao prefeito do PT. Isso aí, para mim, é ir na contramão do que reza a cartilha do espírito democrático”, defendeu.

Sarto também argumentou que insistirá no diálogo e afirmou que, apesar da resistência do Estado, que suspendeu repasses financeiros à capital cearense, está trabalhando para que a população tenha seus direitos garantidos e ampliados. “Até o governo (estadual) anterior, nós tínhamos um subsídio mensal de R$ 4 milhões ao transporte público. Esse subsídio foi cortado, mas nós não deixamos de fazê-lo: ampliamos o subsídio ao transporte público, inclusive fazendo o Passe Livre Estudantil pela primeira vez, sem nenhum condicionante”, exemplificou. 

Pós-pandemia 

O prefeito Sarto destacou a rápida recuperação econômica de Fortaleza no pós-pandemia, após dois anos dedicados ao combate da covid-19, possibilitando tornar Fortaleza na maior economia do Nordeste e na melhor educação do Brasil sob sua gestão. Ele também esclareceu que a responsabilidade de aquisição de vacinas cabia ao governo estadual, enquanto a distribuição e a vacinação eram tarefas do município. 

“Quem estava liderando em Fortaleza era eu, pessoalmente, como médico, vacinando e graças à excelente equipe de saúde”, afirmou o prefeito, lembrando que, apesar de ter contraído covid-19 três vezes, seguiu no combate à doença, ao contrário de outros postulantes ao município que foram contra e espalharam desinformação.

Investimentos na periferia

Para Sarto, Fortaleza possui uma dívida histórica com a periferia, e por isso, o foco da administração municipal vai para bairros, que vêm recebendo com 92% do orçamento da Prefeitura. O candidato destacou, também, a revitalização de áreas-chave como a Barra do Ceará, onde reformou e iluminou a Ponte da Barra e implementou a Avenida Beira Rio. Também mencionou a restauração da Ponte dos Ingleses na Praia de Iracema. “Eu cresci na Barra do Ceará, sou da periferia. E o que nós estamos fazendo agora é unificar a cidade”, pontuou.


Saúde

Sarto defendeu os avanços na saúde de Fortaleza, destacando a criação de 24 novos postos de saúde e a entrega de três hospitais, além do aplicativo Mais Saúde Fortaleza, que permite acompanhar o estoque de medicamentos em tempo real. Sarto rebateu as críticas sobre falta de medicamentos, fruto de fake news. Além disso, enfatizou os compromissos para o próximo mandato, com planos para reduzir filas de espera para cirurgias e exames, a contratação de mais mil médicos e a construção de seis novas UPAs 24 horas para fortalecer o atendimento de urgência e emergência.

Urbanismo e patrimônio

A segunda parte da entrevista contou com a participação do arquiteto Romeu Duarte, ex-presidente estadual, nacional e conselheiro vitalício do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), e da presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, Brenda Rolim. 

O prefeito detalhou os avanços na infraestrutura de Fortaleza, com ênfase na implantação do piso de tijolinho, que já transformou 830 vias, cerca de 310 quilômetros, o que está prevenindo alagamentos e transformando a realidade dos moradores nessas áreas. Sarto também destacou a expansão da iluminação em LED branca para 96% da periferia, e a construção de novos equipamentos de lazer e educação, como Areninhas e Cucas.

Em relação à proteção de crianças e adolescentes, Sarto mencionou a implementação bem-sucedida de políticas de primeira infância, com a entrega de 33 supercreches com berçários e 20 Núcleos de Desenvolvimento Infantil. Também destacou o Plano Fortaleza 2040, que está guiando a revisão do plano diretor da cidade, promovendo discussões nos territórios para moldar o futuro urbano da capital, incluindo a preservação de áreas verdes, 30 novos microparques entregues até o fim do ano e a revitalização de parques urbanos e lagoas, como Parque Rachel de Queiroz, Parque Rio Branco, Lagoa da Messejana, do Mondubim, do Opaia, da Viúva, e outras.