Em sabatina do PontoPoder, Sarto reafirma compromisso com a criação de mais 100 supercreches na próxima gestão

Candidato também falou sobre ampliação da rede de atenção psicossocial, para dobrar número de equipamentos e implantar mais Núcleos de Atenção para crianças com TEA

Compartilhe

O prefeito de Fortaleza e candidato à reeleição, Sarto (coligação PDT, PSDB, Cidadania, Agir, Avante, PRD, Mobiliza e DC), participou, nesta quinta-feira (12/09), da Sabatina PontoPoder Eleições 2024, transmitida pelo Diário do Nordeste. No bate-papo, liderado pelos jornalistas Jéssica Welma e Wagner Mendes, Sarto fez um balanço das ações de sua gestão, enfatizou que chegará ao final da primeira gestão superando o compromisso de construir 50 supercreches e reforçou a promessa de construir mais 100 desses equipamentos no segundo mandato. 

“Nós vamos superar as 50 creches que eu tinha me comprometido a fazer quando candidato na eleição passada. E o nosso compromisso é, para a próxima gestão, dobrar, fazer 100 supercreches”, afirmou.

Para além das 8 mil crianças já atendidas na rede municipal, as novas supercreches, ainda na atual gestão, contemplarão cerca de 12 mil crianças, ultrapassando o compromisso de 10 mil vagas em creches. Outro diferencial desses equipamentos, de acordo com Sarto, é a infraestrutura com salas de berçário, atendendo bebês a partir de seis meses, e as salas de inovação.

“É um equipamento que não deixa a desejar, não tem nenhuma escola privada que tenha uma creche com a qualidade que nós temos. E não é só a qualidade de engenharia e arquitetura, é a qualidade do projeto pedagógico, que faz hoje Fortaleza o maior percentual das capitais brasileiras em ensino de tempo integral”, destacou.

Questionado sobre a universalização das creches, Sarto enfatizou que outros candidatos à Prefeitura estão prometendo o “céu na terra”, com propostas que precisariam de orçamentos irreais para custear as políticas públicas. “Todos anos, com a taxa de natalidade, existem crianças que surgem e precisam ser acolhidas. O que a gente pode fazer é reduzir a fila, assim como as de cirurgias, que todo mês vão ao posto e são diagnosticadas com algum problema. Vamos reduzir significativamente as filas de espera, isso a gente pode fazer em termos razoáveis, é um movimento que é permanente”, explicou.

Mais temáticas 

Em seguida, Sarto respondeu a perguntas sobre crescimento econômico estável e descentralizado, sobre o qual ressaltou iniciativas como a requalificação de espaços públicos e a entrega do programa Meu Bairro Empreendedor na periferia. 

Outra questão foi a ampliação da rede de atenção psicossocial, para o qual Sarto propõe dobrar o número de equipamentos, além de implantar núcleos de atenção para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista.

Sobre concursos para a prefeitura, Sarto pontuou que já foi feita a seleção para mais de 5 mil vagas, incluindo profissionais nas áreas de saúde, educação, finanças, planejamento e segurança, e que o chamamento dos que restam será feito à medida que os novos equipamentos forem entregues, a exemplo da ampliação da rede de saúde mental. 

Ele avaliou, ainda, o desempenho do andamento da campanha, e afirma que pretende trabalhar diariamente para mostrar o que tem sido feito e as conquistas de sua gestão, mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia. “A gente liderou a vacinação, fez de Fortaleza a campeã brasileira, retomamos a atividade econômica e hoje somos a maior economia do Nordeste, além da melhor educação do Brasil”, reforçou.