Reconhecendo a crescente demanda por serviços na área de saúde mental, a segunda gestão do prefeito e candidato à reeleição, Sarto (PDT), planeja expandir a rede de apoio psicológico através da construção de novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e da ampliação do Programa de Telemedicina, dentre outras propostas. Conheça as iniciativas que vão melhorar o acesso a cuidados especializados e promover o cuidado com a saúde mental em Fortaleza:
16 novos CAPS
Sarto irá dobrar a quantidade de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Fortaleza, construindo 16 novas unidades, sendo três especificamente voltadas para o atendimento infantil. Esses novos CAPS irão oferecer suporte psicológico, terapias e atividades de reintegração social, atendendo a demanda crescente por serviços de saúde mental.
Além disso, a requalificação de seis CAPS existentes permitirá modernizar as instalações e melhorar a qualidade do atendimento.
Telemedicina
Com o Programa de Telemedicina em saúde mental, será promovida uma articulação entre os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e os postos de saúde – as Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS). A medida irá facilitar o acesso a consultas e atendimentos psicológicos, permitindo que profissionais de saúde mental realizem atendimentos, monitoramentos e acompanhamentos de pacientes de forma virtual.
Além disso, será implementado sistema de capacitação para os profissionais das UAPS, capacitando-os a identificar e encaminhar casos que necessitem de suporte especializado nos CAPS.
Centro Especializado em Reabilitação (CER) nas Policlínicas
O Centro Especializado em Reabilitação Intelectual oferece atendimento especializado para pessoas com deficiência intelectual. Ele funciona como um ambulatório, onde são realizados diagnósticos, tratamentos, reabilitação e habilitação e será expandido para as quatro Policlínicas municipais.
Mais atendimento especializado na rede municipal de ensino
O prefeito Sarto já universalizou as Salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em todas as escolas do ensino fundamental. Na nova gestão, vai expandir o serviço para os Centros de Educação Infantil (CEIs).
Programa de Cuidado Emocional e Promoção da Saúde Mental
Será feita a ampliação do programa com ações voltadas para cuidado emocional e saúde mental dos alunos da rede municipal de ensino. A proposta envolve concurso público para orientadores educacionais, com formação em psicologia psicopedagogia; e a ampliação do Programa “Escola Embaixadora da Paz”, para a mediação de conflitos na comunidade escolar com especial ênfase à prevenção ao bullying.
Sarto é candidato à reeleição pela coligação Fortaleza Não Pode Parar, que inclui os partidos PDT, PSDB, Cidadania, Agir, Avante, PRD, Mobiliza e DC.